PROGRAMA E INSCRIÇÕES

- A QUEM SE DIRIGE -

O workshop ESCRITA HABITUAL destina-se a todos aqueles que sentem o apelo da escrita e um impulso para escrever, mas sentem dificuldade em concretizar ou sofrem bloqueios de expressão. É dirigido a adultos, com bom domínio do português, que não têm como principal objectivo ser escritores profissionais, mas sim tornar-se escritores e comunicadores mais competentes no seu dia-a-dia, na escrita de blogs, textos profissionais, diários ou registos familiares para memória futura, discursos e todo o tipo de mensagens onde a palavra escrita seja dominante.
O programa do workshop ESCRITA HABITUAL tem como objectivo motivar para a escrita, trabalhando na dissolução dos bloqueios, inseguranças, preconceitos e dificuldade em encontrar uma expressão própria. Visa ainda robustecer conhecimentos sobre teorias da comunicação e alguns princípios essenciais sobre as funções da linguagem, que ajudam a comunicar melhor. Serão partilhadas técnicas para detectar erros e problemas de estrutura dos textos, assim como métodos para produzir textos mais assertivos, bem construídos e bem escritos.
Esse percurso será feito com vários exercícios práticos, com jogos em torno de textos já construídos ou a construir, e levando os participantes a identificar os seus obstáculos e motivações, pontos fracos e pontos fortes, amparando-os na reflexão sobre o seu caminho na escrita e na criação de um estilo pessoal.


- PROGRAMA -

A EXPRESSÃO ATRAVÉS DA ESCRITA. Porque queremos escrever e porque não escrevemos. Métodos para ultrapassar os bloqueios na passagem das ideias para o papel. Identificar o que nos inspira e encontrar caminhos para a nossa escrita.

COMO SE DEVE ESCREVER E COMO NÃO SE DEVE ESCREVER. Alguns princípios de comunicação e funções da linguagem. Reconhecer e evitar vícios de escrita, redundâncias e lugares comuns. Construir e aperfeiçoar um estilo pessoal.

TÉCNICAS PARA CONSTRUIR TEXTOS. O texto profissional e o texto íntimo. O texto adequado à comunicação. Como pôr os textos à prova. Técnicas dos profissionais que ajudam os amadores.

CRIAR HÁBITOS E ROTINAS DE ESCRITA. Definir o nosso lugar como escritores quotidianos. Organizar ideias e tempo para escrever.  Sugestões de exercícios e rituais de escrita para o dia-a-dia.

PRÁTICA DA ESCRITA. Exercícios no início ou final de cada módulo. Passeio pelo exterior para um exercício de descrição de ambientes.


- INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES -

O workshop tem a duração de um dia, das 10.30 horas às 18.00 horas, com intervalo para almoço.
Preço: 50 euros
Inscrições através do mail doramota22@gmail.com ou do telefone 918734543.

Sem comentários:

Enviar um comentário