A FORMADORA

Dora Mota, 40 anos,  é natural de Paredes, Porto, e mãe de uma menina. É jornalista desde 1999, tendo trabalhado quase toda a sua carreira em redacções de jornais diários - O Comércio do Porto e no Jornal de Notícias, cujo quadro integra desde 2006. Foi também colaboradora da revista Ideias & Negócios, do suplemento Inimigo Público e da revista Sábado, tendo sido jornalista freelancer durante algum tempo.

Como jornalista, acompanhou a actualidade de várias perspectivas, tendo criado notícias e reportagens para secções muito diferentes, embora a sua formação profissional seja muito marcada pela secção Local e pelo seu ritmo intensivo e de profunda humanidade. Desempenhou funções de editora em contextos tão distintos como o Local Porto do JN e a revista Viva+.

Colaborou entre 2004 e 2006 com a revista Sábado, na criação de um projecto novo - o roteiro de lazer GPS - do qual produziu, durante esse período, a edição Porto e Norte. Actualmente, é jornalista no Jornal de Notícias e editora-adjunta da revista Evasões.

Licenciou-se em Comunicação Social pela Universidade do Minho, academia onde completou também uma pós-graduação em Ciências da Comunicação. No âmbito dessa formação, publicou artigos sobre a Televisão Regional e Local em Portugal no livro Os Media em Portugal nos Primeiros Cinco anos do Século XXI, no âmbito do projecto Mediascópio, do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, da Universidade do Minho. Publicou ainda na revista Comunicação & Sociedade, da mesma instituição.
Um desses artigos pode ser lido aqui.
Tem Certificado de Aptidão Pedagógica (CAP) de Formador desde 2005.

Escreve em blogs há dez anos. É autora do blog Locais Habituais, onde publica sempre que alcança esse bem precioso que é tempo para escrever.

Sem comentários:

Enviar um comentário